O Ministério da Saúde (MS) divulgou na quarta-feira (15) o resultado do Edital de Financiamento de bolsas para Programas de Residências em Área Profissional da Saúde, e o Estado de Pernambuco teve a aprovação de bolsas para cinco novos Programas de Residência e sete novas bolsas de ampliação do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva com ênfase em Gestão de Redes de Saúde.
Esses programas são vinculados à Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (COREMU), da Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco.
As áreas que receberão novos residentes, a partir de março de 2026, serão: Saúde Coletiva; Atenção Cirúrgica Especializada; Atenção Básica/Saúde da Família; Intensivismo/Terapia Intensiva; Urgência e Emergência e Assistência Farmacêutica.
Esses novos programas, após a etapa de aprovação junto ao Ministério da Educação (MEC), foram submetidos ao edital de financiamento do MS. A partir da aprovação e pensando na implementação, a ESPPE atuará nos próximos meses, entre outras atividades, na formação de preceptores e tutores e no planejamento junto aos cenários de práticas dos serviços que irão receber os futuros residentes.
“A aprovação dos novos Programas de Residência e das bolsas representa um grande avanço para a organização da Rede de Atenção à Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS) em Pernambuco. Um diferencial é que são programas regionalizados, atendendo a regionalização da saúde e organização da Rede de Atenção à Saúde. Por meio desses programas contribuímos para a formação de especialistas em áreas estratégicas, o que representa um verdadeiro ganho para o SUS e para a população pernambucana”, destacou a diretora geral da ESPPE, Célia Borges.
Dos cinco Programas aprovados, três deles irão para o Hospital Regional do Agreste (HRA): Atenção Cirúrgica Especializada; Intensivismo/Terapia Intensiva e Urgência e Emergências, todos na área de Enfermagem.
O Programa de Assistência Farmacêutica será o primeiro regionalizado e contemplará as quatro Macrorregiões de Saúde, com dois residentes direcionados para cada cidade-sede de macro. Especificamente o Programa de Atenção Básica/Saúde da Família, será destinado para a Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Caruaru, no Agreste.
Já as sete bolsas serão destinadas para ampliação do Programa Multiprofissional em Saúde Coletiva com ênfase em Gestão de Redes da ESPPE, possibilitando contemplar a VIII Região de Saúde, localizada no Sertão do Estado. Este Programa Multiprofissional existe há 10 anos e contempla oito regiões de saúde atualmente.