A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) passou por mudanças significativas em sua composição com o grupo dos deputados Cayo Albino (PSB) e Wanderson Florêncio (Solidariedade). A cerimônia ocorreu na sexta-feira, no Auditório Ênio Guerra, na sede do Legislativo em Recife.
Cayo Albino assumiu o mandato deixado por Eriberto Filho (PSB), que foi nomeado secretário de Esportes do Recife. Aos 26 anos, Cayo se torna o deputado mais jovem da Alepe e se compromete a atuar em favor de Garanhuns, sua base eleitoral, e outras regiões de Pernambuco.
“Vou trabalhar, no que for possível, para unir forças e melhorar a vida do povo pernambucano. Mas também vai ter uma voz firme para cobrar quando necessário, e a gente se juntar para fazer aquilo para que a política foi feita: ser um instrumento de transformação na vida das pessoas. A gente vai estar à disposição para brigar, para reivindicar e realmente solucionar de uma forma efetiva, levando a política pública na ponta.”, declarou.
Wanderson Florêncio, que retorna a Alepe após atuar como deputado estadual entre 2018 e 2022, ocupa a vaga de Lula Cabral (Solidariedade), eleito prefeito do Cabo de Santo Agostinho. Durante seu discurso, Florêncio destacou suas prioridades, como a defesa do meio ambiente, da cultura pernambucana e dos direitos das pessoas com deficiência e doenças raras. Ele também anunciou planos para retomar a Frente Parlamentar voltada para esses temas e publicações sobre cidades inteligentes e sustentáveis.
Os parlamentares foram empossados pelo presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB), que deu boas-vindas aos novos membros e ressaltou o compromisso deles com Pernambuco.
Além dessas mudanças, a Alepe passará por outras alterações em sua composição. Cléber Chaparral (União) deixou o mandato para assumir a prefeitura de Surubim, enquanto Antônio Coelho (União) retornará ao Legislativo em 2025, após liderar a Secretaria de Turismo e Lazer do Recife. Com isso, Edson Vieira (União), que era suplente, se torna titular do mandato.