Em reunião realizada nesta segunda-feira (9), o secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri), Wallison Tum, recebeu a embaixadora da Finlândia no Brasil, Johanna Karanko, para discutir possíveis parcerias no agronegócio e não uso de tecnologias verdes.
O encontro foi promovido pelo cônsul da Finlândia para a Bahia e Sergipe, Wilson Andrade, também diretor executivo da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF).
A afinidade entre os dois territórios foi ressaltada pelo destaque dado ao setor florestal, área de excelência da Finlândia, que exporta 25% de sua produção baseada em eucalipto, e da Bahia, que registrou o setor florestal como seu segundo maior produto de exportação do agro em 2023.
Durante a reunião, o secretário Wallison Tum apresentou o Plano ABC+ Bahia, uma estratégia estadual para cultivo de práticas agrícolas de baixo carbono, como a recuperação de áreas degradadas e a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). “A troca de experiências e conhecimento entre Bahia e Finlândia pode impulsionar ainda mais o desenvolvimento sustentável desse setor na Bahia, gerando benefícios econômicos e ambientais“, destacou Tum.
Além disso, a embaixadora recebeu a revista Panorama Seagri – Bahia Terra do Agro , que detalha as potencialidades e desafios do setor agropecuário do estado, solicitada como referência para planejamento e políticas públicas.
O encontro também contou com a presença de representantes de órgãos estaduais, como Thiago Guedes (chefe de gabinete da Seagri), Adriano de Sá Bouzas (superintendente de Desenvolvimento Agropecuário), e Djalma Seixas (diretor de Irrigação), entre outros. A reunião reforçou a busca por soluções inovadoras que aliem sustentabilidade e tecnologia no agronegócio baiano.