Em 28 de novembro de 2016, um avião que transportava a delegação da Chapecoense caiu próximo a Medellín, na Colômbia, deixando 71 vítimas fatais . Entre os passageiros estavam jogadores, comissão técnica, dirigentes e jornalistas que acompanharam o time catarinense para a final da Copa Sul-Americana.
Apenas seis pessoas sobreviveram: os jogadores Jackson Follman , Neto e Alan Ruschel , o jornalista Rafael Henzel (falecido em 2019) e os tripulantes Erwin Tumiri e Ximena Suarez .
O voo partiu de São Paulo após a Chapecoense enfrentar o Palmeiras no Allianz Parque, em jogo que conquistou o título brasileiro ao time paulista. A aeronave fez escala em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, antes de seguir para Medellín em um voo fretado pela companhia boliviana Lamia .
Poucos minutos antes do pouso, o avião colidiu com uma montanha chamada Cerro El Gordo , a 2.600 metros de altitude. As investigações apontaram que a causa do acidente foi um painel seco , resultado da falta de combustível. Não foram identificados problemas técnicos na aeronave, mas a negligência em relação ao planejamento e operação do voo contribuiu para a tragédia.
O acidente da Chapecoense é lembrado como um dos maiores desastres da história do futebol, marcando profundamente o esporte e gerando homenagens para todo o mundo.