O deputado Doriel Barros (PT) , presidente da Comissão de Agricultura, expressou preocupação com o atraso na execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) , que conta com R$ 17 milhões destinados a beneficiários dos municípios e à população da Zona da Mata de Pernambucano.
Segundo Barros, esses recursos já poderiam estar circulando e gerando renda local. O parlamentar destacou que está cobrando do Governo estadual a efetivação imediata do programa.
Barros também anunciou que apresentará à governadora Raquel Lyra a criação de uma comissão técnica para estabelecer diretrizes prioritárias para a Zona da Mata, planos para integrar as ações do governo e obter melhores resultados para a população da região, que enfrenta grandes dificuldades, apesar de sua grande potencial econômico.
Além disso, o deputado sugeriu ao Consórcio Nordeste a realização de um seminário voltado para a Zona da Mata Nordestina e anunciou que pedirá uma reunião com o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome , Wellington Dias , para discutir ações para a região.
A audiência pública contou com a participação de representantes da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Pernambuco (Fetaepe), Comissão Pastoral da Terra, Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe), e Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá, que discutiram como dificuldades e as soluções para o fortalecimento da agricultura e das comunidades locais.