Na reunião plenária da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realizada nesta quinta-feira (17), parlamentares abordaram diversas pautas, incluindo as ações do governo federal para o combate à fome.
O deputado João Paulo (PT) destacou a relevância do Dia Internacional para Erradicação da Pobreza, comemorado na mesma data, e lamentou o retorno do Brasil ao mapa da fome da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2022, após a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro.
O parlamentar enfatizou as iniciativas da atual administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, segundo ele, têm contribuído para a redução do número de brasileiros em situação de insegurança alimentar.
Entre essas ações, ele mencionou o fortalecimento de programas sociais como o Bolsa Família e a diminuição das taxas de desemprego. “Só no primeiro semestre de 2024, mais de 1 milhão de postos de trabalho foram criados, indicando que políticas econômicas que aliam o crescimento à inclusão social são capazes de reduzir a pobreza, sem abrir mão da responsabilidade fiscal”, afirmou João Paulo.
Além disso, o deputado lembrou que a fome é uma questão política e deve ser tratada como tal, citando o sociólogo Betinho. “Como o sociólogo Betinho nos alertou há décadas: a fome é uma questão política, e pela política deve ser resolvida”, reiterou.
Durante a plenária, também foram discutidos temas relacionados à campanha Outubro Rosa, que visa à prevenção do câncer de mama e do colo do útero, e o lançamento do livro “Cheia de Direito”, a terceira obra do selo infantil Alepinha Literária.
João Paulo finalizou a sessão comentando sobre a disputa do segundo turno pela Prefeitura de Olinda, ressaltando a importância de uma possível vitória do candidato Vinícius Castello, do PT.