Na segunda-feira (14), o Ministério da Previdência Social, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e os Correios anunciaram a ampliação da sua parceria, permitindo que os segurados solicitem o benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) por meio do Atestado em 2,6 mil agências dos Correios em todo o Brasil. O anúncio foi feito durante um evento em Brasília.
O Atestmed substitui a perícia médica presencial por análise documental eletrônica para benefícios de curta duração. Segundo o INSS, a parceria visa ampliar o serviço a todas as agências dos Correios, somando-se às 1,6 mil unidades do INSS que já oferecem essa facilidade, além do aplicativo “Meu INSS” e da Central 135.
Desde a reformulação do Atestmed, em julho de 2023, até setembro de 2024, foram registrados 4.055.181 requisitos, dos quais 2.034.867 foram aprovados. Atualmente, as prestações de benefício por incapacidade temporária representam 78,66% dos benefícios benefícios.
Com o novo serviço, os segurados podem enviar sua documentação diretamente nas agências dos Correios, onde os funcionários irão digitalizar e encaminhar os documentos ao sistema do INSS. Também é possível iniciar o requerimento pela Central 135 e finalizar nas agências, com um prazo de cinco dias para apresentação de documentos.
O INSS destaca que essa parceria busca agilizar as concessões de auxílio-doença para afastamentos de até 180 dias, além de permitir a complementação de documentos ou informações no Balcão Cidadão.