Faltando menos de um mês para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), mais de cinco milhões de inscritos aguardam a realização da principal avaliação educacional do Brasil. As provas estão agendadas para os dias 3 e 10 de novembro.
A nota do ENEM é um dos principais meios para ingresso em instituições de ensino superior, tanto públicas quanto privadas, através dos processos do SISU e do ProUni.
Além disso, os resultados também podem ser utilizados em seleções de instituições portuguesas que têm convênios com o Inep, permitindo acesso facilitado às notas para estudantes interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Inscritos e Isenções
Em Pernambuco, o número de inscritos ultrapassa 275 mil. O total de participantes do ENEM 2024 é maior do que nas edições anteriores, com 3,9 milhões de inscritos em 2023 e cerca de 3,39 milhões em 2022. Mais da metade dos inscritos, aproximadamente 2 milhões e 730 mil, não precisarão pagar a taxa de inscrição devido à aprovação da solicitação de isenção pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Entre os concluintes do ensino médio, que participarão do exame pela primeira vez, há 1.655.721 inscritos. Desses, 1.330.364 isenções foram concedidas, enquanto 325.357 participantes devem pagar a taxa.
Redação do ENEM
O Inep disponibilizou, na quarta-feira (2), a cartilha “A Redação do Enem 2024 – Cartilha do Participante”, com informações sobre critérios para uma redação bem qualificada. O material inclui a matriz de referência da prova e exemplos de redações que obtiveram a pontuação máxima de 1.000 pontos no ENEM 2023.
No primeiro dia do exame, os participantes deverão elaborar um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas, baseado em uma situação-problema proposta. As orientações da cartilha são um recurso importante para os estudantes que buscam se preparar da melhor forma possível para o desafio.