Na última terça-feira (3), representantes da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri) e da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) estiveram presentes no lançamento da 3ª edição do Projeto Ampliação de Mercados de Produtos de Origem Animal para Consórcios Públicos de Municípios, conhecido como Projeto ConSIM 3.
O evento, realizado no Wish Hotel da Bahia, em Salvador, foi promovido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e reuniu lideranças do setor agropecuário, produtores e representantes de consórcios municipais sob o tema “Integrando Municípios para Alimentar o Brasil”.
Durante o evento, diversos consórcios públicos municipais assinaram um protocolo de intenções, comprometendo-se a adequar seus sistemas de inspeção para atender às normas do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA).
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, junto com o ministro da Agricultura, Carlos Henrique Fávaro, destacou a importância do governo estadual na oferta de recursos para a contratação de profissionais capacitados, a modernização de laboratórios e a criação de parcerias com universidades.
“É importante gerar emprego e oportunidades, mas precisamos pensar também naqueles homens e mulheres que vivem no campo e querem ter a chance de vender seus produtos com qualidade, com atestados de segurança para todo o Brasil”, afirmou o ministro Carlos Fávaro.
Wallisson Torres, secretário da Seagri, ressaltou o papel fundamental da cooperação entre estados e municípios para o sucesso do projeto. “Este projeto já provou ser uma ferramenta eficaz para garantir que produtos de alta qualidade cheguem a novos mercados, impulsionando o desenvolvimento regional e fortalecendo a economia local e comercialização dos produtos em todo território nacional“, disse Torres.
Desde a criação do SISBI em 2006 até 2023, foram emitidas 308 certificações. Nos primeiros 20 meses do governo Lula, esse número cresceu para 1.500, com a meta de alcançar 2.000 certificações. A iniciativa busca expandir o mercado para agroindústrias de carnes, leite, pescados, ovos, mel e seus derivados, promovendo a adesão ao SISBI-POA por meio do reconhecimento de equivalência.
Consórcios contemplados
Nesta edição do Projeto ConSIM, 78 consórcios públicos municipais, que representam aproximadamente 1.400 municípios brasileiros, se inscreveram no edital. Desse total, 39 consórcios foram selecionados para assinar o protocolo de intenções, abrangendo 768 municípios de 14 estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo. Os consórcios foram organizados em duas turmas, com a meta de integrar 100 consórcios, envolvendo mais de 1.000 municípios.