Reestruturação de carreiras recebe aval da comissão de justiça da Alepe

O Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 287/2024, enviado pelo Poder Executivo, recebeu a aprovação da Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) nesta terça-feira (13).

A proposta visa reestruturar as carreiras de servidores estaduais das áreas de Defesa Social, Gestão e Fazenda e inclui a incorporação da Parcela Remuneratória de Valorização do Servidor (Pares) e da Gratificação de Perigo Laboral. Também apresenta novas grades de vencimentos base, com vigência a partir de junho de 2024.

O projeto iniciou sua tramitação na Alepe em julho, durante a convocação extraordinária do recesso parlamentar. Segundo o presidente da Comissão de Justiça, deputado Antônio Moraes (PP), a aprovação do PLC foi resultado de um acordo com os professores do Colégio da Polícia Militar (CPM-PE).

Isso ocorreu porque os reajustes previstos para esses docentes estavam em desacordo com os concedidos aos demais professores da rede estadual, conforme uma lei em vigor desde dezembro de 2022.

O pedido da Procuradoria do Estado era para que retirasse de pauta. A gente teve uma reunião com a Secretaria de Administração e a Associação dos Professores. Em virtude de ter muitas categorias envolvidas, eles preferiram que fosse votado e, posteriormente, discutissem essas incoerências para chegar a um denominador comum”, explicou Moraes. Ele ressaltou que, apesar das divergências, os docentes do CPM-PE possuem um plano de cargos e salários mais vantajoso.

Além disso, o deputado Waldemar Borges (PSB) solicitou que analistas de saúde, que não foram contemplados pelo projeto, também participem de negociações com o Governo do Estado. O PLC 287/2024 foi aprovado nas comissões de Administração Pública e de Finanças ainda nesta terça-feira.

Deixe um comentário