Na quinta-feira (8), Raquel Lyra e Priscila Krause entregaram 112 novas viaturas à Polícia Militar (PMPE) e ao Corpo de Bombeiros (CBMPE), marcando um avanço significativo no programa Juntos pela Segurança. Este programa, que já substituiu 85% dos veículos das corporações, totaliza mais de 2.200 novas viaturas.
A governadora Raquel Lyra destacou o investimento de cerca de R$ 1 bilhão no programa, com a entrega de 112 viaturas representando um aporte anual de mais de R$ 96 milhões.
As novas viaturas são fruto de uma colaboração entre a Secretaria de Defesa Social (SDS) e a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE). Dentre as entregas, 60 viaturas serão destinadas à Patrulha Escolar, com o objetivo de aumentar a segurança nas escolas e nas áreas circundantes, abrangendo todas as 16 Gerências Regionais de Educação.
O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, ressaltou que todas as regiões do Estado se beneficiarão com a nova frota. “Com essa nova frota teremos maior tempo de permanência na rua, veículos antigos que quebravam com certa frequência estão sendo substituídos, mas também existe o acréscimo no número de veículos,” explicou o secretário.
A Polícia Militar recebeu 30 novas viaturas de tração 4×4, essenciais para o policiamento em áreas de difícil acesso. O comandante da PMPE, coronel Ivanildo Torres, destacou a importância desses veículos.
Para o Corpo de Bombeiros, foram entregues 22 novos automóveis, destinados às ações de vistorias técnicas em todo o Estado. O comandante do CBMPE, coronel Francisco Cantarelli, explicou que esses veículos serão utilizados para a fiscalização e segurança contra incêndios, além de acelerar o atendimento de empresas em processo de regularização.
A solenidade contou com a presença de diversos representantes estaduais, incluindo os secretários Alexandre Schneider (Educação e Esportes), Paulo Paes (Administração Penitenciária e Ressocialização), Dominique Oliveira (executiva de Defesa Social), o coronel Clóvis Ramalho (executivo de Proteção e Defesa Civil), o chefe da Polícia Civil, Renato Leite, e o deputado estadual Antônio Moraes.