Com ações de combate a desvios, mais de 3,5 milhões de kWh de energia foram recuperados em Petrolina

Entre janeiro e junho de 2024, a Neoenergia recuperou 3.599.185,63 quilowatts-hora (kWh) em Petrolina, como resultado de intensas ações de prevenção e combate a desvios de energia.

A concessionária realizou mais de 4.200 inspeções e regularizou mais de 1.070 ligações clandestinas, além de substituir 1.355 medidores obsoletos ou com defeitos.

As ações envolveram o uso de tecnologias avançadas para garantir a eficácia na recuperação de energia e na identificação de irregularidades. Fábio Muniz, supervisor de recuperação de energia da Neoenergia Pernambuco, destacou a importância da tecnologia na operação: “A tecnologia é uma forte aliada na estrutura de inteligência da empresa, em que nos permite agir de forma estratégica em favor destas recuperações, combatendo desvios com mais eficiência, independentemente se o consumidor seja pessoa física ou jurídica. Além de permitirem a recuperação de energia, esses atos permitem que os mais de 4 milhões de clientes da distribuidora tenham acesso aos serviços com ainda mais qualidade e segurança, pois acima de tudo, nosso compromisso é com a vida.

Entre as iniciativas de modernização, a Neoenergia implementou a blindagem de redes, substituindo equipamentos antigos e integrando medidores a um Sistema de Medição Centralizado (SMC). Esses medidores, agora instalados em postes, podem ser monitorados remotamente, facilitando a identificação de interferências e a execução de serviços.

Outra ação importante é a regularização de unidades clandestinas, com a instalação gratuita de medidores para consumidores que ainda não possuem o equipamento, garantindo que todos os consumidores estejam em conformidade com as normas.

A Neoenergia também reforça que o furto de energia é crime, conforme o artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Os desvios prejudicam a rede e aumentam os custos para todos os consumidores, além de representar riscos à segurança.

A distribuidora incentiva a denúncia de fraudes, que pode ser feita de forma anônima pelas Centrais de Relacionamento ou pelo site da empresa.

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