Nesta quinta-feira (1º de agosto), a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) divulgou o Boletim Epidemiológico das Arboviroses Nº 30, que abrange o período de 31 de dezembro de 2023 a 27 de julho de 2024.
O levantamento revela um aumento alarmante nos casos prováveis de dengue no estado, totalizando 28.406 ocorrências, o que representa um crescimento de 430,9% em comparação com o mesmo período do ano passado.
O boletim confirma 7.876 casos de dengue, dos quais 143 são graves e resultaram em 10 óbitos confirmados. Além disso, 33 óbitos foram descartados para arboviroses e 32 ainda estão sob investigação.
Estas investigações são conduzidas inicialmente pela Vigilância Epidemiológica do município e, posteriormente, por um comitê técnico que analisa a causa das mortes.
A atual distribuição dos casos de dengue em Pernambuco mostra 52 municípios com baixa incidência, 72 com incidência média e 61 com alta incidência. Outras arboviroses também foram registradas no boletim: foram notificados 4.567 casos prováveis de Chikungunya, com 1.135 casos confirmados, e 241 casos prováveis de Zika, ainda sem confirmação.
Seminário sobre Febre Oropouche
Ainda nesta quinta-feira, a SES-PE, em colaboração com o Ministério da Saúde e a comunidade científica, realiza o I Seminário sobre Oropouche em Pernambuco 2024. O evento visa discutir o cenário da doença no país, diagnósticos, monitoramento de casos e desafios para a saúde pública.
Atualmente, Pernambuco registrou 89 casos confirmados de febre oropouche. O vírus foi isolado em pacientes de diversos municípios, incluindo Jaqueira, Pombos, Água Preta, Moreno, Maraial, Cabo de Santo Agostinho, Rio Formoso, Timbaúba, Itamaracá, Jaboatão dos Guararapes, Catende, Camaragibe, Ipojuca e Aliança.