Dia do Motociclista: SES-PE alerta para cuidados no trânsito

Neste sábado, 27 de julho, celebra-se o Dia do Motociclista, uma data que homenageia aqueles que transitam nas cidades sobre duas rodas. Em referência à data, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), por meio do Comitê Estadual de Prevenção à Acidentes de Moto (Cepam), ressalta a importância dos cuidados no trânsito e a pilotagem segura de motocicletas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1,25 milhão de pessoas morrem anualmente em acidentes de trânsito ao redor do mundo. Entre as principais causas desses acidentes estão o excesso de velocidade, o desrespeito às leis, a falta de habilitação e a manutenção inadequada das motocicletas.

Em Pernambuco, o número de acidentes envolvendo motocicletas é alarmante. Em 2023, a SES-PE registrou 31.280 notificações de vítimas de acidentes de moto, representando 74,6% dos acidentes de transporte terrestre no estado. Além do impacto devastador nas vítimas, os custos para o Sistema Único de Saúde (SUS) são significativos. Segundo um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), um acidente grave pode custar até R$ 125.133,91 aos cofres públicos.

Em 2021, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) adotou a resolução nº 74/299, que estabeleceu a Década de Ações pela Segurança no Trânsito, com o objetivo de reduzir as mortes e lesões no trânsito em pelo menos 50% até 2030.

Jackeline Diniz, coordenadora do Cepam, destaca a importância de manter os cuidados no trânsito durante todo o ano: “O motociclista deve estar sempre consciente da importância de zelar pela segurança própria e alheia, para garantir que retornará em segurança para sua casa. Promover a vida e prevenir acidentes exige seguir as regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e lembrar que álcool e direção não combinam.”

 Desde 2011, o Cepam e a Operação Lei Seca (OLS) atuam na promoção da saúde e segurança no trânsito, realizando avaliações, educação e fiscalização relacionadas às vítimas de acidentes de moto.

Em 2024, até maio, a Operação Lei Seca realizou 1.057 blitze, com 191.869 abordagens. Em 2023, foram realizadas 2.401 blitze, totalizando 329.961 abordagens ao longo do ano. As ações são baseadas em indicadores bimestrais e focam nas áreas com maior índice de acidentes, promovendo também ações educativas e integração com os órgãos de trânsito do estado.

Deixe um comentário