Em julho, bandeira de energia será amarela; confira dicas de economia

Na sexta-feira (28), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou a adoção da bandeira tarifária amarela para o mês de julho.

Após mais de dois anos com a bandeira verde, que não impunha custos adicionais na conta de luz, a mudança ocorre devido a condições menos favoráveis para a geração de energia no país. A Neoenergia Pernambuco, em resposta, enfatiza a importância de medidas simples para o uso eficiente de energia por seus clientes.

Com a implementação da bandeira amarela, as tarifas serão acrescidas em R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos. Esse valor, aprovado pela Aneel em março deste ano, representa uma redução de 37% em relação ao valor anterior de R$ 2,989/kWh.

Segundo a Aneel, a decisão de adotar a bandeira amarela é consequência da previsão de chuvas abaixo da média até o final do ano (cerca de 50%) e da expectativa de aumento na carga e consumo de energia no mesmo período.

Dicas para Economizar Energia

Ar-condicionado e Ventilador

Temperatura e Programação: Mantenha a temperatura entre 23ºC e 25ºC e programe o desligamento automático durante a madrugada.
Tecnologia Inverter: Prefira aparelhos com tecnologia Inverter, que são mais eficientes no uso do compressor.
Manutenção: Limpe filtros e saídas de ar a cada duas semanas.
Ventiladores de Teto: Use ventiladores de teto após a refrigeração inicial para circular o ar de maneira mais econômica.

Chuveiro Elétrico

Modo Verão: Utilize o chuveiro na opção verão, que consome até 30% menos energia.
Banhos Curtos: Tome banhos rápidos e desligue a água enquanto se ensaboa.
Segurança: Use resistências originais e considere a troca por um aquecedor solar térmico.

Geladeiras

Vedação e Distância: Verifique a borracha de vedação e mantenha o aparelho a pelo menos 10 centímetros de distância da parede.
Alimentos Quentes: Evite colocar alimentos quentes na geladeira e minimize o número de aberturas da porta.

Iluminação Natural e LED

Aproveitamento da Luz Natural: Mantenha janelas e cortinas abertas durante o dia e use cores claras nas paredes.
LED: Utilize lâmpadas de LED, que são cerca de 40% mais econômicas e têm uma vida útil de aproximadamente 25 mil horas. Elas também são mais ecológicas, pois não contêm elementos tóxicos como o mercúrio presente nas lâmpadas fluorescentes.

Seguindo essas recomendações, os consumidores podem ajudar a reduzir o impacto do aumento tarifário e promover um uso mais sustentável da energia.

Deixe um comentário