Prefeitura reforça importância do Teste do Pezinho em Petrolina

Nesta quinta-feira (6) é celebrado o Dia Nacional do Teste do Pezinho, exame realizado em bebês recém-nascidos, entre três e cinco dias de vida,  com o objetivo de cumprir uma triagem neonatal.

Por meio do exame é possível rastrear, precocemente, seis doenças graves e que muitas vezes, se não tratadas, podem deixar sequelas irreversíveis nas crianças.

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, reforça a importância do cuidado com os bebês para a realização do exame no município, que é disponibilizado em duas Unidades Básicas de Saúde.


Na zona urbana o exame é ofertado na Unidade Básica de Saúde Roza Maria, no bairro Gercino Coelho, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 10h, e na zona rural, o teste é realizado na UBS Isaac Cordeiro, em Izacolândia, às quartas-feiras, pela manhã.

Através do teste do pezinho é possível detectar doenças como:  hipotireoidismo congênito, fibrose cística, doença falciforme, deficiência de biotinidase e fenilcetonúria, enfermidades que atingem os sistemas digestivo e nervoso, e coordenação mental e motora do público infantil.

Deixe um comentário