Mais Médicos: Profissionais intercambistas recebem capacitação em Pernambuco

Nos últimos meses, 202 médicos intercambistas chegaram a Pernambuco pelo Projeto Mais Médicos para o Brasil (PMMB), iniciativa do Governo Federal.

Esta semana, eles participaram de um acolhimento estratégico em diversas regiões do estado, promovido pela Comissão de Coordenação Estadual do Programa Mais Médicos para Pernambuco (CCE-PE).

Os eventos ocorreram em Serra Talhada, Caruaru e no Recife, proporcionando orientações gerais sobre a atuação dos profissionais.

Durante o acolhimento, foram apresentados sete painéis temáticos, incluindo explanações sobre os indicadores de saúde de Pernambuco e o perfil da Rede de Atenção à Saúde.

Os médicos selecionados pelo Ministério da Saúde (MS) e Ministério da Educação (MEC) permanecerão atuando em municípios das quatro macrorregionais de saúde por até quatro anos. Como parte da formação continuada, terão acesso a capacitações e especializações em Medicina da Família e Comunidade em instituições públicas de ensino superior.

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), por meio das diretorias de Atenção Primária e Saúde Prisional, integra a coordenação de execução do projeto e realizará o monitoramento e suporte no desempenho dos profissionais. O objetivo é fortalecer a atenção primária, garantindo acesso ao atendimento médico.

O superintendente Estadual do Ministério da Saúde em Pernambuco, Rosano Carvalho, destaca que o programa também treinou outros profissionais que integram a rede de saúde, como as Gerências Regionais de Saúde (Geres). O trabalho de monitoramento contará com diversas instituições parceiras, visando um impacto positivo em todos os níveis de assistência à saúde.

A distribuição dos profissionais foi feita de acordo com as macrorregionais de saúde: 72 na Macrorregião 01 (Metropolitana), 70 na Macrorregião 02 (Agreste) e 60 entre as Macrorregiões 03 e 04 (Sertão, Vale do São Francisco e Araripe).

Deixe um comentário