Estão abertas as inscrições para curso gratuito de Especialização em Saúde Ambiental e Saneamento para Comunidades Rurais

Até o dia 28 de fevereiro estão abertas as inscrições para o Curso de Especialização em Saúde Ambiental e Saneamento para Comunidades Rurais oferecido pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Ao todo são 300 vagas para o curso que é gratuito e as inscrições podem ser feitas por meio do formulário online até o dia 28 de fevereiro.

A especialização será oferecida na modalidade EAD e é voltada para profissionais de nível superior que atuam em qualquer unidade da Funasa, em todo o país. A carga horária do curso é de 420 horas, distribuídas em 13 módulos, mais 60 horas para a realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

A parceria entre as duas instituições públicas tem como objetivo a formação e qualificação do quadro técnico da Funasa, nas 26 Superintendências Estaduais, em saneamento e saúde ambiental para atuar no território rural, em conformidade com a Política do Subsistema Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental, com o Sistema Único de Saúde e com a Política Nacional de Saneamento.

Para o coordenador do colegiado do curso de medicina da Univasf e coordenador da especialização, Anderson Armstrong, a parceria entre Univasf e Funasa “é justamente de capacitar as pessoas que estão atuando dentro da Funasa, no sentido de instrumentalizar esses profissionais em processos e técnicas, bem como fomentar essa interação entre a Funasa e academia, através da Univasf. Esperamos que os processos de trabalho tomem uma robustez maior e que os projetos tenham uma visão acadêmica mais apurada”.

A Especialização em Saúde Ambiental e Saneamento para Comunidades Rurais é desenvolvida em parceria entre o colegiado do curso de medicina da Univasf, o Departamento de Saúde Ambiental (Desam) e a Coordenação de Educação em Saúde Ambiental (Coesa) da Funasa, por meio de um Termo de Execução Descentralizada (TED).

Ascom

Deixe um comentário