
Polícia Militar é peça fundamental no cumprimento do decreto (Foto: Ascom)
Nessa semana o município de Lagoa Grande, no Sertão do São Francisco, decretou toque de recolher, das 19h às 4h (confira aqui). E na avaliação da Prefeitura, os primeiros dias foram positivos. Na visão do município e órgãos como as policias Civil e Militar, além do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) não houve prejuízo ao comércio.
“População e comerciantes de supermercados, farmácias, lanchonetes, bares, restaurantes, têm cumprido as restrições; alguns usando deliverys e, seguindo com orientações aos seus clientes”, ressalta a Prefeitura. A restrição de locomoção à noite seguira até 31 de julho.
Orientação e multas
Nesse meio tempo a Polícia Militar atuará de forma ostensiva, para não apenas orientar quem descumprir o decreto. Passada essa fase, os infratores estarão sujeitos à multas, conforme explica o tenente coronel Carvalho, comandante da 7ª CIPM.
“A partir de agora cada cidadão ou responsável pelo estabelecimento flagrado que já tenho sido advertido num primeiro momento, confirmada a reincidência, será conduzido a Delegacia para a recepção da ocorrência e lá lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência para responder criminalmente pelo descumprimento“, destaca.
Objetivo é achatar a curva
Com o toque de recolher em vigência, a secretária de Saúde de Lagoa Grande espera uma redução nos casos nos próximos dias, se todos fizeram sua parte. “Esperamos que a população e comerciantes continuem colaborando e, que isso traga um reflexo considerável na curva de contaminação nos próximos 15 dias, quando será possível analisarmos de fato os resultados, afirma Samara Martins.