Saiba o que fazer em caso de acidentes com aranhas

Aranha chamou atenção após postagem nas redes sociais

A aparição de uma aranha vermelha e preta está assustando os petrolinenses. Tudo começou nos grupos de WhatsApp, onde circulou um áudio relatando uma picada sofrida por um morador de um condomínio no bairro Jatobá. Porém, de acordo com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Petrolina, não há motivo para pânico.

“Pela foto é da família da viúva-negra. Essa é uma aranha de ocorrência no Nordeste, por ter essa coloração, ela não é das aranhas que a gente tem registro de acidentes, ela é de menor importância médica“, afirma a coordenadora do CCZ, Graziella Correia no programa Repercutindo com Daniel Campos, na Rádio Jornal Petrolina.

Fique atento

O Blog Waldiney Passos procurou a Secretaria de Saúde do município, que repassou algumas orientações a fim de acalmar os petrolinenses. A principal delas é estar atento ao tipo de aranha. “Os gêneros de importância em saúde pública no Brasil são a aranha-marrom (Loxosceles), aranha-armadeira ou macaca (Phoneutria) e viúva-negra (Latrodectus)“, explica a pasta.

Caranguejeira é a mais perigosa

Prevenção

Os principais acidentes provocados por esse animal peçonhento são com as aranhas caranguejeiras e de grama. A prevenção simples: manter os ambientes limpos, como jardins e quintais. Evite o acúmulo de folhas, entulhos e lixo doméstico.

Cuidados

É raro o registro de acidentes com as aranhas. Porém, eles existem e os sintomas provocados no homem são geralmente leves. No caso de picadas, o que fazer? “Em raros casos, pode levar à morte. A orientação para quem for picado por aranha em Petrolina é ir ao Hospital Universitário (se for adulto) ou Hospital Dom Malan (se for criança)”, orienta a Prefeitura.

Deixe um comentário