
Saiba como ter acesso a linha de crédito (Foto: Divulgação)
O turismo em Pernambuco já sente os reflexos provocados pela pandemia do novo coronavírus e nessa segunda-feira (27) o Governo do Estado anunciou medidas para ajudar os prestadores de serviços os quais atuam como guias. Eles terão acesso à uma linha de crédito especial.
A Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco encabeça a ação, executada em parceria com a Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE). Serão disponibilizados R$ 2,8 milhões na linha de crédito, que poderá ser acessada na próxima segunda-feira (4).
“Temos uma preocupação grande com toda a cadeia do turismo, que teve as atividades paralisadas. E nos preocupamos também com esses profissionais liberais do segmento, os guias, que são os que têm o primeiro contato com os visitantes“, salienta o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes.
Linha de crédito
Pela AGE o limite de empréstimo é de R$ 4 mil e será exclusivo aos 721 guias com informações regularizadas no cadastro nacional do Ministério do Turismo. A carência será de três meses, com taxa de juros a 1,49%. O prazo ao pagamento é de até 12 meses.
Além de estar cadastro no Ministério, o guia deve enviar um email para [email protected], preencher o formulário e anexar sua documentação pessoal. A previsão é de que o empréstimo seja liberado em até cinco dias úteis. Mais informações nos seguintes números de WhatsApp: (81) 99362-8875 (para crédito) e (81) 99361-2486 (sobre legislação trabalhista).
Veja a seguir os documentos necessários para solicitação do crédito
1 – Cadastro regularizado no CADASTUR – MTUR
2 – Cédula de Identidade (RG) e CPF,
3 – Comprovante de residência e do empreendimento,
4 – Dados bancários e extrato da movimentação financeira dos últimos 90 (noventa) dias,
5 – Comprovante da última declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF),
6 – Formulário de cadastro.