
(Foto: Divulgação/Pernambuco)
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) utilizará pela primeira vez, em Pernambuco, um novo equipamento que é capaz de indicar em uma fração de segundos se o condutor ingeriu ou não bebida alcoólica. O etilômetro passivo detecta a presença de álcool no organismo através da fala. A estreia do novo bafômetro será feita na Operação Proclamação da República, que será realizada nas rodovias federais de Pernambuco entre esta quinta-feira (14) e o domingo (17).
O manuseio do equipamento é simples, após o motorista falar na direção do aparelho, uma luz se acende. Caso o condutor não tenha ingerido bebida alcoólica a luz será verde. Em caso de indícios de álcool, a luz vermelha se acende. Segundo a PRF, o etilômetro passivo deve agilizar o processo de fiscalização, já que constata a presença de álcool no organismo entre cinco e dez segundos, enquanto o equipamento tradicional pode demorar até dois minutos para apresentar os resultados.
Os testes feitos com o novo aparelho durante a operação do feriadão servirão como uma triagem. Os motoristas que não apresentarem vestígios de álcool serão liberados. Se for detectado o consumo, o condutor será submetido ao bafômetro tradicional.
O condutor que for pego sob efeito de álcool está sujeito a uma multa no valor de R$ 2.934,70, além da suspensão do direito de dirigir por 12 meses e poderá ser encaminhado à delegacia de Polícia Civil, de acordo com o índice verificado no bafômetro.
Com informações da Folha de Pernambuco