1ª etapa da vacinação contra febre aftosa vai até 31 de maio

A primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa começou no dia 1º de maio, em Pernambuco. A meta da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado (Adagro-PE) é imunizar 100% do rebanho de bovinos e bubalinos. A campanha segue até 31 de maio e até lá, cerca de 2,2 milhões de animais devem ser protegidos.

A vacina pode ser adquirida pelo criador em qualquer casa agropecuária credenciada pela Adagro. Depois de vacinar o rebanho, o produtor deve fazer a declaração no prazo máximo de 15 de junho nos escritórios da Adagro ou pela internet, no Sistema de Integração Agropecuária (Siapec3).

“Precisamos reforçar que a febre aftosa é uma doença infecciosa causada por vírus e que sua incidência em qualquer região gera embargos econômicos para o Brasil e consequente prejuízo financeiro aos produtores“, afirma o presidente da Adagro, Paulo Roberto Lima.

Área livre da doença

Pernambuco está há 23 anos sem registro de casos da doença e desde 2013 é área livre contra a doença. Para que a situação permaneça assim, é necessário que os criadores protejam seus animais. A Adagro lembra que a não imunização e declaração poderão resultar em multas e proibição da circulação do rebanho no estado.

Deixe um comentário