19ª Aldeia do Velho Chico será aberta nesta sexta-feira

(Foto: Sesc)

A 19ª edição da Aldeia do Velho Chico – Festival de Artes do Vale do São Francisco, será aberta oficialmente nesta sexta-feira. Realizada pelo Sesc Petrolina e o Sebrae, por meio do HUB PE Criativo, este ano homenageará o centenário da Dama do Barro, Ana das Carrancas.

O festival tem a parceria da Prefeitura Municipal e faz parte oficialmente do calendário de eventos da cidade, desde 2017, por meio da Lei nº 2.904. A grade de programação contará com oficinas culturais, intervenções urbanas, espetáculos de teatro, dança, performances, literatura, artes visuais e shows musicais.

Nesta sexta-feira (18), a partir das 16h, no Teatro Dona Amélia o público poderá acompanhar a Mostra pedagógica com processos das oficinas artísticas nas escolas municipais de Petrolina, que foram realizadas de 14 a 17 de agosto na programação pré-aldeia. Às 17h, o tradicional Cortejo Abre Alas Para o Velho Chico percorrerá as principais ruas do centro comercial com: Maracatu Beira Rio; Frevuca; Banda Marcial Paiva Neto; Caretas da Ilha do Massangano (Petrolina/PE); Bicharada do Mestre Jaime (Salgueiro/PE); Bonecos Zé Pereira e Vitalina, Filarmônica Dionon Pires (Belém do São Francisco/PE); Quadrilha Junina Xamego Bom (Sobradinho/PE) e Caretas de Triunfo (Triunfo/PE). Às 18h, a festa migra para a Porta do Rio, na Orla da cidade, com Saudação ao Velho Chico, com Reisado da Mata de São José (Orocó/PE); Samba de Véio da Ilha do Massangano (Petrolina/PE); Trukás (Cabrobó/PE) e Afoxé Filhos de Zaze (Juazeiro/BA). Ainda na sexta, às 21h, haverá programação na Casa Cores: Ilê – Mostra de Arte e Cultura da Casa Cores com Lucas Tavlos (Petrolina/PE), Moon Boy (Juazeiro/BA), Dj Tama, Exposição de fotos de Lucas Araújo e performance de Lilica (Petrolina/PE).

A grade de atrações conta ainda com os projetos Palco Giratório, com apresentação do espetáculo “Narrativas encontradas numa garrafa PET na beira da maré” do grupo São Gens (Jaboatão dos Guararapes/PE); O projeto Arte da Palavra – Circuito de Oralidades com o artista Cadu Cinelli (PR) e a Mostra de Música Leão do Norte que trará as apresentações do show musical Gyra e do encontro de MC´s “Esquenta Hip Hop”.

Até o dia 26, a Aldeia do Velho Chico vai movimentar o Vale do São Francisco com diversas atrações, como a revelação da música brasileira, a cantora Rachel Reis (Salvador-BA), que se apresentará no dia 25 de agosto no Teatro Dona Amélia. No dia 26 acontecerá o tradicional Virarte, com 12 horas ininterruptas de programação. O festival vai reunir mais de 30 ações; mais de 60 apresentações em dança, teatro, música, audiovisual, literatura e culturas populares; 500 artistas envolvidos; 5 palestras; e 3 exposições.

Outra novidade dessa edição é a ampliação de ações acessíveis em Libras que estará presente em bate-papos, espetáculos e shows musicais. A programação completa do festival está disponível no site do Sesc Pernambuco (sescpe.org.br).

Deixe um comentário