
(Foto: Maria Cadorin)
Até o final deste ano, o projeto ‘Ciranda Sertaneja’ tem um calendário de ações para cumprir. Para levar as atividades de educação e saúde aos moradores do município de Inajá, no Sertão de Pernambuco, os voluntários buscam apoio para desenvolver as ações.
Sem fins lucrativos, o grupo criado desde 2015, vem atendendo aproximadamente 350 moradores da cidade. Inajá se destaca pela baixa apresentação no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Os dados revelam a situação sobre a qualidade de vida, renda e escolaridade da população das regiões.
“Além de conviver com a seca e falta dos recursos, os moradores tem o descaso do poder público”, relembrou a turismóloga Talita Guedes. A idealizadora do projeto, que já desenvolveu trabalhos voluntários fora do Brasil, reforçou que saúde e educação devem ser sempre direitos adquiridos. “Nossa ciranda é uma dança de solidariedade que busca levar dignidade e esperança aos sertanejos”, finalizou.
Quem quiser ajudar os voluntários do ‘Ciranda Sertaneja’ pode realizar doações acessando a “vaquinha virtual”, ou fazendo a inscrição na ação desejada. Todos os recursos arrecadados irão auxiliar no apoio logístico e na compra de materiais das ações. Mais informações podem ser repassadas através do número (81) 9 9695.2409.
Ciranda sertaneja
A rede de solidariedade oferece atividades lúdicas e contação de histórias. Doação de livros, material escolar, reforma de escolas, oficinas e capacitação de professores, também estão na lista. Na área da saúde, o projeto oferece atendimento de pediatria e odontologia.