A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) divulgou, na manhã desta quarta-feira (14), novos detalhes da Operação Vendeta, que resultou na identificação do mandante do assassinato do ex-policial militar Heleno José do Nascimento Júnior, conhecido como Júnior Black. O crime ocorreu em 17 de julho de 2023, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife.
A coletiva de imprensa foi realizada na sede operacional da corporação, no centro da capital. Segundo a polícia, Júnior Black foi executado com vários disparos de arma de fogo de grosso calibre enquanto deixava um restaurante, em plena luz do dia. Os tiros atingiram também uma mulher que passava pelo local, vitimada por uma bala perdida.
A investigação apontou que o crime teve motivação por vingança. Dias antes de ser morto, Júnior Black teria assassinado dois integrantes de uma organização criminosa em Parnamirim, no Sertão do estado. A partir desse duplo homicídio, o grupo criminoso teria iniciado um plano de retaliação.
A polícia informou que a ordem para a execução partiu de um dos líderes da facção, que estava preso no Presídio de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife. O detento, considerado o braço direito de uma das vítimas do crime em Parnamirim, teria planejado o atentado de dentro da unidade prisional. Após a descoberta, ele foi transferido para um presídio de segurança em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.
Durante a operação, foram cumpridos quatro mandados de prisão — três deles em flagrante — e nove mandados de busca e apreensão. As ações ocorreram no Recife, Jaboatão dos Guararapes, Ipojuca (RMR), Caetés (Agreste) e Campo Grande (MS).
Entre os investigados, estão ex-integrantes e membros ativos das forças de segurança de Pernambuco e da Paraíba. Um policial da ativa no estado paraibano e um ex-agente de Pernambuco, que portava uma carteira funcional falsa, estão entre os alvos da operação.
A Polícia Civil informou que as investigações seguem em andamento para identificar outros envolvidos e desarticular a organização criminosa.
As informações são da Folha PE