
Foto: Ascom
A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) recebeu, na manhã de ontem (13), no Campus Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI), a visita do presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass.
Na ocasião, ele e o reitor da Univasf, Telio Nobre Leite, assinaram um protocolo de intenções para a construção da Reserva Técnica de Arqueologia no campus. Acompanhado por sua comitiva, o presidente também conheceu a infraestrutura e os projetos desenvolvidos na área de Arqueologia e Preservação Patrimonial.
Também participaram do encontro a diretora do Centro Nacional de Arqueologia (CNA), Jeanne Crespo; o secretário de Infraestrutura da Univasf, Sérgio Motta; o coordenador do Colegiado do curso de Arqueologia e Preservação Patrimonial (CArqueol), Rodrigo Lessa Costa; e membros da comunidade acadêmica do Campus Serra da Capivara.
O protocolo de intenções assinado visa ampliar e fortalecer a parceria entre o Iphan e a Univasf para a preservação e valorização do patrimônio cultural da região.
O Laboratório de Arqueologia Pré-Histórica do Campus Serra da Capivara faz parte do cadastro de instituições de guarda e pesquisa do Iphan. “Somos uma das poucas instituições do Piauí que têm capacidade de receber acervos arqueológicos, oriundos de licenciamento ambiental ou de pesquisas acadêmicas”, disse o coordenador do CArqueol, Rodrigo Costa.
Segundo o docente, a parceria firmada com o Iphan representa a possibilidade de criação de novos espaços para a guarda dessas coleções, além de ampliar as oportunidades para o desenvolvimento de pesquisas e a colaboração na proteção do patrimônio arqueológico nacional. “Esperamos que essa parceria possa trazer novos equipamentos e espaços que viabilizem a preservação do patrimônio no Piauí e proporcionem oportunidades para os estudantes e pesquisadores do nosso curso”, disse.
O presidente do Iphan, Leandro Grass, afirmou que a Univasf tem sido fundamental para a preservação do patrimônio arqueológico em São Raimundo Nonato e outros sítios no estado, por meio da pesquisa e da produção de conhecimento sobre ancestralidade e memória, bem como da socialização e da educação patrimonial, a partir da história que esse patrimônio conta. “Estamos celebrando o encaminhamento de mais investimentos para a ampliação da reserva técnica e a guarda desses bens arqueológicos. O Iphan tem várias ações em comum com a Univasf, e vamos ampliá-las ainda mais, com a participação da Fundação Museu do Homem Americano, da prefeitura e do governo estadual, somando esforços para que possamos proteger esse patrimônio, especialmente para as novas gerações”, declarou Grass.
Na visita, o reitor Telio Leite enfatizou que a reserva técnica de Arqueologia no Campus Serra da Capivara trará benefícios não apenas para os cursos de graduação e pós-graduação na área de Arqueologia, mas também para os demais cursos da Univasf. Ele também falou sobre o início da construção do espaço. “Hoje, estamos confirmando a celebração dessa parceria, na qual o Iphan irá descentralizar os recursos orçamentários necessários para a construção dessa reserva técnica. A previsão é que, ao longo deste ano, a Universidade realize o processo licitatório para que a obra seja iniciada”, afirmou o reitor.