
(Foto: Arquivo)
Estudantes que buscam ingressar nos cursos de graduação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) podem concorrer a uma das 1.610 vagas pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu), em 30 cursos divididos nos campi Petrolina, Juazeiro, Salgueiro, Senhor do Bonfim, São Raimundo Nota e Salgueiro.
Para se candidatar a uma destas vagas pelo Sisu é necessário ter feito o Enem 2018 e não ter tirado nota zero na prova de Redação do exame. Segundo a Univasf, todas as vagas de 2019 – primeira e segunda chamada – serão preenchidas nesse momento.
A distribuição das vagas na Univasf segue a Lei de Cotas (Lei Nº 12.711/12), que determina a reserva de, no mínimo, 50% a candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. O restante é preenchido via Ampla Concorrência.
Confira a seguir as Modalidades de Concorrência:
Grupo L1: para candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
Grupo L2: para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
Grupo L5: para candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
Grupo L6: para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
Grupo L9: para candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
Grupo L10: para candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
Grupo L13: para candidatos com deficiência que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
Grupo L14: para candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
Grupo Ampla Concorrência (A0): para os candidatos que não se enquadrarem em nenhum dos grupos acima ou que não optarem pelas vagas reservadas.