
Foto: Ascom
A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está com inscrições abertas para o processo seletivo do curso de especialização em Educação no e do Campo, vinculado ao Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).
A iniciativa é realizada em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e oferece 40 vagas para candidatos com diploma ou declaração de conclusão de curso superior em qualquer área.
As inscrições estão disponíveis a partir desta quinta-feira (8) e seguem até o dia 31 de maio. Os interessados devem se inscrever por meio do site do Sistema de Processos Seletivos (PS) da Univasf, onde também pode ser consultado o Edital Nº 8/2025, que regulamenta a seleção. No ato da inscrição, é necessário anexar a documentação exigida, uma carta de intenções — cujo modelo está disponível na página — e um vídeo, conforme as orientações do edital.
As 40 vagas estão distribuídas entre diferentes categorias: oito para ampla concorrência, sete para candidatos autodeclarados negros (pretos ou pardos), sete para quilombolas, seis para pessoas com deficiência (PCDs), quatro para servidores públicos efetivos do Incra, quatro para técnicos de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATES e ATER), e quatro para egressos de cursos superiores em geral.
A seleção será realizada entre os dias 9 e 12 de junho e será composta pela análise da carta de intenções e do vídeo, ambos de caráter eliminatório e classificatório. O resultado final será divulgado no dia 4 de julho no próprio sistema PS. Todo o cronograma e demais informações estão detalhados no edital.
Dúvidas sobre o processo seletivo podem ser encaminhadas para o e-mail: [email protected].