“Tem lugar para todos na igreja”, diz Dom Antônio Carlos Cruz, novo bispo de Petrolina

Neste sábado, 29 de junho, dia de São Pedro, Dom Antônio Carlos Cruz Santos assumirá a posição de nono bispo da Diocese de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Ele sucede Dom Francisco José Canindé Palhano, que liderou a diocese por seis anos.

Dom Antônio, de 62 anos, deixa a Diocese de Caicó, no Rio Grande do Norte, após uma década de serviço. Chegando com pouco conhecimento sobre Petrolina, Dom Antônio relembra que sua única visita à cidade foi há mais de 20 anos. Ele pretende dedicar o primeiro semestre de seu bispado para conhecer todas as paróquias da diocese.

Durante a coletiva de imprensa, Dom Antônio destacou a importância de uma igreja acolhedora e mencionou diversas vezes o Papa Francisco, que o nomeou para a diocese de Petrolina. “O amor de Deus tem nome, e chama-se: misericórdia. Por isso, tem lugar para todos na igreja”, afirmou.

Sobre os desafios sociais de Petrolina, uma cidade com mais de 360 mil habitantes, Dom Antônio reconheceu a complexidade dos problemas urbanos, como a população em situação de rua. “A população em situação de rua é um fenômeno das cidades grandes. É um desafio, os pobres incomodam”, disse o bispo, ressaltando a presença de Jesus nos mais necessitados.

Dom Antônio também ressaltou a importância da comunicação na evangelização e no combate às fake news. O novo bispo vê sua nomeação como um sinal de Deus, especialmente por seu brasão conter três rios, simbolizando suas origens: o Rio de Janeiro, o Rio Potengi e o Rio São Francisco.

Dom Antônio Carlos Cruz Santos, com sua rica bagagem cultural e espiritual, está pronto para iniciar sua nova missão em Petrolina, trazendo consigo uma visão de acolhimento e compromisso social.

As informações são do G1 Petrolina 

Deixe um comentário