Primeiro edital do Consórcio Nordeste gera economia de R$ 50 milhões

Paulo Câmara durante reunião do Consórcio Nordeste. (Foto: Heudes Regis/SEI)

O governador de Pernambuco Paulo Câmara anunciou, nesta quarta-feira (06), uma economia de quase R$ 50 milhões na primeira compra coletiva realizada pelo Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste). A informação foi repassada após reunião com representantes dos nove Estados da Região que integram o Consórcio Nordeste, no Palácio do Campo das Princesas.

Foi o primeiro encontro do Consórcio após o desastre ambiental que atingiu o litoral nordestino, com o derramamento de óleo nas praias. Além desses temas, outras agendas de interesse comum foram tratadas, como a universalização do saneamento básico, a destinação de resíduos sólidos e ações de integração entre os integrantes do colegiado.

“O Consórcio dos governadores do Nordeste tem cumprido etapas importantes. A compra de medicamentos, que traz uma economia muito importante, mostra realmente o trabalho do Consórcio. Isso mostra que essa unidade e essa forma de fazer gestão já tem surtido resultados importantes”, comentou o governador.

LEIA MAIS

Governadores do Nordeste discutem criação de consórcio para unificar compras

Reunião do grupo acontece no Maranhão nesta semana (Foto: Orlando Brito)

Os gestores dos estados do Nordeste terão um encontro para discutir a criação de um consórcio com objetivo de unificar compras no bloco. A meta é baratear a aquisição de materiais, compartilhar tecnologias de gestão e integrar quadros profissionais na saúde, segurança e educação.

Nesta quinta-feira (14) será assinado um protocolo de intenções, no encontro realizado no Palácio dos Leões, sede do governo do Maranhão. Com o consórcio os governadores esperam poupar recursos e lidar com a falta de espaço no orçamento para realizar novos concursos e suprir deficiências de pessoal.

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, simplificado apenas para Consórcio Nordeste começou a ser gestado na Bahia e ganhou a adesão de todos os estados da região, os quais já tinham um Fórum de Governadores que vinha atuando de maneira conjunta em discussões como a reforma da Previdência.

A reunião desta semana é o primeiro passo para dar ao grupo uma personalidade jurídica, com CNPJ e Conselho de Administração, que passará a centralizar, por exemplo, as encomendas de medicamentos para a região. Na segurança, a ideia é ampliar essa sinergia com a criação da Força Nordeste – uma espécie de Força Nacional de caráter local. Com informações do Correio da Bahia.

12