O gesto de solidariedade de uma família enlutada possibilitou que quatro pessoas recebessem uma nova chance de vida nesta quarta-feira (5).
A Central Estadual de Transplantes de Pernambuco (CT-PE) coordenou a captação e o transporte de um coração, um fígado e dois rins, garantindo que os órgãos chegassem aos seus destinatários em meio às intensas chuvas no Recife.
A operação envolveu uma logística eficiente desde a remoção dos órgãos no Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco, em Petrolina, até o transporte para a capital pernambucana, realizado por um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).
Para garantir a agilidade necessária, o Grupamento Tático Aéreo (GTA) utilizou um helicóptero para levar o coração diretamente ao Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP-PE), evitando os congestionamentos causados pelos alagamentos na cidade.
Os outros órgãos também foram transportados com sucesso e salvaram mais vidas. O fígado foi encaminhado ao Hospital Real de Beneficência Portuguesa, enquanto os rins foram transplantados no Hospital das Clínicas (HC), beneficiando dois pacientes.
Atualmente, em Pernambuco, 20 pessoas aguardam por um coração, 1.983 por um rim e 147 por um fígado. O trabalho ágil e coordenado dos profissionais de saúde, aliado à nobre decisão da família doadora, reforça a importância da doação de órgãos e da estrutura necessária para garantir que esse ato de generosidade se transforme em esperança para quem precisa.