
(Foto: SatenPE/Divulgação)
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) informou que está investigando a presença de cadáveres dentro de sacos plásticos, ao lado de doentes, no Hospital Getúlio Vargas (HGV), no Recife. O fato veio a público na terça-feira (22), após denúncia do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (SatenPE).
A investigação do MPPE foi iniciada na quarta-feira (23), véspera de São João. A Promotoria de Saúde da capital disse que “vai proceder a apuração” do caso. Entretanto, não há um prazo definido para conclusão dos trabalhos, pois tudo depende de evidências coletadas pelo órgão.
Profissionais relatam desgaste no trabalho
Na foto é possível ver os pacientes acamados, no mesmo espaço de corpos, na Unidade de Trauma do Getúlio Vargas, na Zona Oeste da capital, um dos maiores hospitais públicos da cidade. O flagrante aconteceu durante uma inspeção do Sindicato.
A entidade representativa dos auxiliares e técnicos teria ouvido queixa dos profissionais e decidiu averiguar o fato de perto. Além do flagrante, o sindicato também afirma que os trabalhadores estão esgotados, pelo acúmulo de funções e a carga de trabalho.