O Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR), realizou um café da manhã, nesta quinta-feira (3), para dar início aos preparativos da comercialização da safra de uvas de mesa do 2º semestre de 2025.
O evento, que reuniu produtores e representantes comerciais das principais fazendas de uvas do Vale do São Francisco, revelou boas expectativas com relação ao volume de produção, qualidade das uvas e uma excelente comercialização nos mercados interno e externo.
Para o presidente do SPR, Jailson Lira, o objetivo da iniciativa foi organizar uma agenda que reúna as estratégias dos produtores, visando um plano de comercialização integrado, incluindo negociações com compradores e planejamento logístico para armazenamento refrigerado e o transporte das uvas. “O estreitamento das margens de negociação e os altos custos com mão de obra, insumos e taxas cobradas na captação de recursos são também entraves que dificultam a comercialização dos produtores. Buscando soluções conjuntas poderemos negociar nossa produção com melhores condições“, destacou.
Durante o café da manhã, a analista de Inteligência de Mercado do CEPEA/Esalq, Isabela Ferraz, apresentou, uma palestra online, onde ressaltou a avaliação global da produção e exportação da fruta, apontando os pontos fortes e desafios persistentes.
Isabela Ferraz, fez também uma análise da competitividade brasileira, em meio a concorrentes, a exemplo do Peru, Chile e África do Sul. Depois, ao fazer uma abordagem sobre o mercado interno, apresentou números e mostrou um crescimento estável da uva sem semente. “O Vale do São Francisco tem potencial para liderar o mercado de uvas premium, com foco em variedades especiais e doces, principalmente em capitais do Sudeste e Centro-Oeste,com logística refrigerada direta”, frisou.
Ao final, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina(SPR), Jailson Lira, avaliou o evento como uma iniciativa de grande importância. “A partir de agora, estaremos promovendo estes encontros, trazendo a participação de especialistas em comercialização e preços e reunindo as informações necessárias para que os produtores de uvas se preparem adequadamente, visando as tomadas de decisão para as comercializações, de agora por diante, tanto do mercado interno como também de exportações“, concluiu.