Em Petrolina, maior colégio eleitoral do Sertão, o prefeito Simão Durando (UB), que tenta um novo mandato, larga na frente com 39% das intenções de voto, segundo pesquisa do Instituto Opinião. Em segundo lugar, aparece o ex-prefeito Júlio Lóssio (PSDB), com 26,4% e em terceiro o também ex-prefeito Odacy Amorim (PT), com 11,2%, enquanto Lara Cavalcanti (PL) tem apenas 2,8% e Perpétua da Saúde (Psol) se situa abaixo de 1%, com exatos 0,6%.
Brancos e nulos somam 6% e indecisos chegam a 14%. Neste cenário, Simão abre uma frente de 13 pontos sobre Lóssio, o segundo colocado, mas quando o Opinião quis saber a influência do ex-prefeito Miguel Coelho e da governadora Raquel Lyra nas eleições em Petrolina. Quando o eleitor é instigado a responder se votaria num candidato apoiado por Miguel, Simão sobe de 39% para 53,4%, enquanto Lóssio cai de 26,4% para 21,4%, vantagem de 32 pontos.
Já Odacy, quando tem seu nome associado ao senador Humberto Costa, principal líder do PT no Estado, também cai, de 11% para 9%. Na espontânea, modelo pelo qual o eleitor é forçado a lembrar o nome do seu candidato preferido sem a lista com todos os pré-candidatos, Simão também lidera. Aparece com 21%, Lóssio com 4,4%, Lara 1,2% e Odacy com 1%. Neste cenário, brancos e nulos somam 3,4% e indecisos sobem para 63,6%.
O levantamento foi a campo entre os dias 3, 4 e 5 de junho, sendo aplicados 500 questionários. O intervalo de confiança estimado é de 95,0% e a margem de erro máxima estimada é de 4,4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. Foram realizadas entrevistas pessoais (face a face) e domiciliares. A pesquisa está registrada sob o protocolo PE-05701/2024.
Fonte Blog do Magno