
(Foto: Reprodução)
A Prefeitura de Juazeiro emitiu uma nota a imprensa, onde afirma que realizou o pagamento aos serviços prestados pelo Sanatório Nossa Senhora de Fátima, na última segunda-feira (30), véspera de feriado. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), a instituição ainda está em débito tributário com o município, fato esse responsável pelo não cumprimento do contrato firmado.
Segundo a nota, a Prefeitura não está retendo os pagamentos e sim aguardando a quitação das dívidas do Sanatório. Recentemente a administração do Nossa Senhora de Fátima utilizou as redes sociais para criticar o abandono do município, devido a falta de recursos financeiros do Poder Executivo.
Confira a nota emitida pela Prefeitura:
A Secretaria Municipal de Saúde vem a público informar que o pagamento referente aos serviços prestados pelo Sanatório Nossa Senhora de Fátima foi realizado na última segunda-feira, 30. No entanto a Secretaria esclarece ainda que a referida unidade necessita de regularização perante o município quanto as suas obrigações tributárias, onde estas constam positivas, ou seja, a unidade não está regular. Isso inviabiliza o cumprimento do contrato, tendo em vista que uma das cláusulas do contrato de prestação de serviço é a unidade estar em dia com as obrigações no município.
A conduta da Secretária de Saúde em exigir os comprovantes de regularidade não está em dissonância com a legislação vigente, não se trata de exigência ilegal ou arbitrária. Na verdade, o município não está retendo valores da prestadora de serviço, está condicionando o pagamento ao disposto na lei, com base no princípio da legalidade (art. 37, caput, da CF/88), já que é dever do Município cumprir as normas prescritas na lei.
Em nenhum momento a Secretaria Municipal de Saúde se recusou/recusa a fazer o pagamento dos serviços prestados, no entanto solicita da administração da referida unidade a regularização para que nos demais meses não ocorra nenhum contratempo referente a pagamento e os serviços continuem sendo prestados de modo a atender a população de forma ampla.