Nos dias 14 e 15 de novembro, a Comissão Pastoral da Terra (CPT) da Diocese de Juazeiro promoverá o Seminário “Realidade Agrária na Região de Juazeiro: Memória Viva e Esperança Camponesa”, no Centro de Treinamento de Líderes (CTL), em Carnaíba do Sertão.
O evento marcará os 48 anos de atuação da CPT na Diocese de Juazeiro e será um momento de reflexão sobre as lutas camponesas da região. O primeiro dia do Seminário (14 de novembro) começará às 8h e terá uma programação repleta de debates.
A manhã será dedicada ao resgate histórico sobre as lutas agrárias na região com a mesa “Realidade Agrária na Região de Juazeiro (BA)”, e à tarde, a mesa “Lutas pela terra e território hoje: desafios e perspectivas” abordará os atuais desafios enfrentados pelos trabalhadores/as rurais.
Participarão das discussões os agentes pastorais da CPT Marina Rocha, Ruben Siqueira e Roberto Malvezzi (Gogó), além de professores da Univasf e da UFBA, e o assessor jurídico João Régis.
Marina Rocha, agente da CPT Juazeiro, ressaltou que o seminário busca não apenas analisar a realidade agrária atual, mas também refletir sobre a caminhada da CPT desde sua fundação, em 1976. “A gente pretende analisar não só o momento atual, mas também a caminhada que foi feita desde a criação da CPT em 1976. Como era a questão agrária naquele período, como foi se modificando e como está nos dias atuais”, afirmou.
Na sexta-feira (15 de novembro), a programação será mais leve e seguirá até o meio-dia, com apresentações culturais, como música, poesia, roda de São Gonçalo e Samba de Veio, além de uma feirinha camponesa.
O seminário é destinado a comunidades rurais, grupos de trabalhadores acompanhados pela CPT, pastorais, entidades e organizações populares, professores e estudantes. As inscrições podem ser feitas online até o dia 12 de novembro.
Este evento tem o apoio das organizações Misereor, Adveniat e Manos Unidas e será uma importante oportunidade para fortalecer a luta camponesa e a memória histórica da região.