A cadeia produtiva do mel, fundamental para a economia do Sertão do Araripe, é fonte de renda para diversas famílias na região. Para fortalecer e aprimorar essa atividade, o Sebrae/PE iniciou, em junho, um ciclo de consultorias para 30 apicultores locais.
A iniciativa é realizada em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) e será desenvolvida ao longo de um ano e meio, oferecendo atividades gratuitas como consultorias presenciais, imersões, assessoria em marketing digital e acesso a mercados.
As ações são divididas em etapas, sempre envolvendo o mesmo grupo de apicultores. O primeiro passo são as consultorias técnicas de campo, que já começaram este mês.
Essas consultorias oferecem apoio no manejo dos apiários, preparo de alimentos para as abelhas e gestão comercial das propriedades rurais, incluindo visitas técnicas presenciais às unidades produtivas.
A próxima etapa será uma imersão em Limoeiro do Norte, no Ceará, a principal cidade brasileira em apicultura. Esta imersão visa proporcionar aos apicultores contato com tendências e casos de sucesso que são referências nacionais. Posteriormente, os produtores receberão treinamento e apoio técnico para utilizar o Google Meu Negócio, plataforma que facilita a busca de empreendimentos ou serviços em áreas específicas.
Outro destaque do ciclo de consultorias será a participação dos apicultores na Agrinordeste, a maior feira de agricultura do Norte e Nordeste, que ocorrerá no Maranhão. Segundo o analista do Sebrae/PE, Kerlison Pereira, a expectativa é que as ações inovadoras na gestão desses empreendimentos aumentem a produtividade em pelo menos 10%.
Um exemplo dos participantes é o casal Petrônio Pereira e Evaneide Ribeiro, donos da Fazenda Doce Mel em Araripina. Eles possuem 400 colmeias de abelhas Apis mellifera e produzem 12 toneladas de mel por ano. Além do mel, já lançaram produtos inovadores como velas aromatizantes de cera de abelha e pão de mel.
Atualmente, comercializam seus produtos em 13 municípios do Consórcio Intermunicipal do Sertão do Araripe Pernambucano (Cisape), abrangendo as regiões dos sertões Central, Araripe e São Francisco.
Com as consultorias do Sebrae, Petrônio espera alcançar novos mercados e ampliar sua infraestrutura de beneficiamento, visando obter certificações do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) ou do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI), o que permitirá a comercialização de produtos em âmbito estadual e nacional.