São João de Petrolina: quem faz a festa acontecer nos bastidores

Em meio aos palcos, estruturas, equipamentos de luzes e sons, eles passam quase que despercebidos pelo público. No entanto, graças aos inúmeros profissionais que atuam nos bastidores do São João de Petrolina, o sucesso da festa é garantia mais do que certa. São eles que, por trás dos holofotes, contribuem para a boa execução daquilo que os forrozeiros vêem do outro lado dos palcos.

Em cada canto do Pátio Ana das Carrancas, centenas de trabalhadores das mais diversas áreas vêm e vão a todo momento, num ritmo intenso de trabalho, que começa muito antes do público chegar e termina muito depois dele ir embora. É o caso de Vinicius Conceição, que atua como rold da banda do cantor Zé Vaqueiro.


 “A minha função é organizar os instrumentos em cima do palco e montar toda a bateria da banda. Somos os primeiros a chegar no evento. Hoje foi por volta das 20h, e somos os últimos a sair. Às vezes a gente já vem direto para a festa. Tenho que deixar tudo na perfeição para quando Zé chegar, só subir no palco e fazer uma belíssima apresentação”, contou Vinicius. Ele ainda elogiou a estrutura do São João de Petrolina. “O palco esse ano está impecável. Já rodamos muitas cidades pelo Nordeste neste mês de junho, mas Petrolina está de parabéns”, afirmou.

Seja no palco ou espalhada por outras áreas da festa, os agentes de limpeza têm sua importância, e é nessa área que atua Hilda da Silva. “Trabalho com muita satisfação. Nesse ano estou responsável em manter o camarim limpo e organizado. Adoro o que faço e me sinto realizada. Trabalhar no São João de Petrolina é melhor ainda porque faço o que tenho que fazer e ainda posso aproveitar um pouquinho da festa. Esse evento é muito especial e faz de junho a melhor época do ano, até porque podemos tirar um extra que ajuda no restante do ano”, afirmou Hilda.

Mesmo sendo uma das áreas mais delicadas, trabalhar no Posto Médico da SAMU e coordenar a equipe do plantão é motivo de satisfação para a enfermeira Ana Kátia. “Assim que chegamos verificamos tudo o que é preciso para realizar os atendimentos e seguimos para atender as pessoas que chegam ao posto. A melhor parte é que conseguimos dar assistência às pessoas e garantir que terão um bom atendimento. Trabalhar na Saúde é ter uma rotina muito parecida, o que muda é o perfil clínico do paciente. Aqui, por exemplo, por ser uma festa, atendemos pessoas que, normalmente, ingeriram álcool em excesso, então, temos todo o cuidado neste sentido“, considerou Ana Kátia.

Essa satisfação relatada pela enfermeira é a mesma vista nos olhos do produtor do camarim do cantor Dorgival Dantas, Erick Benjamim. “Sou responsável em manter o camarim dele organizado. Então a gente chega bem antes e verifica o que tem de alimentação, bebida ou fruta, e com isso já separo tudo que ele gosta. Aqui não pode faltar aquele velho cafezinho, Dorgival ama. Gostaria de parabenizar a todos na organização do São João de Petrolina, fomos muito bem recebidos“, frisou Erick.

Deixe um comentário