
(Foto: Ilustração)
O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) tem contribuído de forma significativa para o aumento no cumprimento de mandados de prisão em todo o estado.
De janeiro a abril de 2025, as forças de segurança localizaram 3.804 foragidos da Justiça, um crescimento de 72% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram encontrados 2.212 procurados.
As câmeras com tecnologia de reconhecimento facial estão instaladas em Salvador, na Região Metropolitana e também em municípios do interior da Bahia. Esse sistema tem sido fundamental para identificar e capturar suspeitos com pendências judiciais.
Somente por meio do recurso de reconhecimento facial, que aciona automaticamente o Centro Integrado de Comunicações (CICOM), 915 foragidos foram capturados nos primeiros quatro meses do ano. Os demais mandados foram cumpridos graças a ações de inteligência da Polícia Civil (PC-BA) e ao patrulhamento preventivo da Polícia Militar (PM-BA).
A ampliação do uso da tecnologia reforça o compromisso da SSP-BA em modernizar os processos de segurança pública e aumentar a eficácia no combate à criminalidade no estado.