Nesta terça-feira (30), Raquel Lyra presidiu a cerimônia de passagem de comando-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE).
O coronel Francisco de Assis Cantarelli Alves assumiu o comando da corporação, substituindo o coronel Luciano Bezerra da Fonseca, que esteve à frente da instituição desde o início da atual gestão. A solenidade ocorreu na sede do Corpo de Bombeiros, no Recife.
Durante a cerimônia, a governadora expressou confiança no novo comandante. “Tenho certeza de que o coronel Cantarelli tem a capacidade de continuar liderando essa instituição tão importante para Pernambuco, fazendo os mesmos investimentos e garantindo o fortalecimento do Corpo de Bombeiros Militar no nosso Estado. Conseguimos investir, nos últimos dezenove meses, mais de vinte milhões de reais na corporação, valor que foi aplicado em viaturas e equipamentos de proteção individual, por exemplo, possibilitando que as atividades desses homens e mulheres sejam realizadas da melhor forma no mar, no fogo e no ar“, afirmou Lyra.
O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, agradeceu ao coronel Luciano Fonsêca pelos serviços prestados e deu as boas-vindas ao novo comandante. “Agradeço todo o empenho e dedicação do coronel Luciano, que por um ano e sete meses comandou o Corpo de Bombeiros de forma muito proativa, e desejo boa sorte em sua nova missão. Ao coronel Cantarelli, seja bem-vindo ao comando de uma instituição que tem uma responsabilidade muito grande com os pernambucanos. Confio no seu trabalho“, declarou Carvalho.
Seguindo para a reserva remunerada, o coronel Luciano Fonsêca expressou sua gratidão pelo apoio recebido durante seu período de comando. “Fui ajudado por muita gente, dentro e fora da corporação. Espero que minhas ações tenham trazido para todo o efetivo a harmonia, o engajamento e a confiança, mesmo diante das adversidades“, destacou o militar.
O coronel Francisco Cantarelli, novo comandante, falou sobre seus planos para a corporação. “Temos planos de investimento, execução, aquisições de equipamentos e inclusão de novos bombeiros. Vamos incrementar mais força e mais garra para cumprirmos as nossas difíceis tarefas“, afirmou Cantarelli.
O coronel Cantarelli tem um extenso currículo, incluindo cargos como comandante do Grupamento de Bombeiros de Atendimento Pré-Hospitalar, chefe do Centro de Gerenciamento e Monitoramento do Departamento da Força Nacional de Segurança Pública, Diretor Integrado do Interior 1, Diretor Integrado Especializado e Diretor Geral de Operações.