
(Foto: Getty Images)
De acordo com os comerciantes do Mercado do Produtor de Juazeiro (BA), nestes dias de Quaresma, período em que o consumo da carne vermelha reduz, houve aumento de 30% nas vendas dos ovos de galinha no entreposto. Mas, como escolher o melhor ovo? Granja ou caipira?
O coordenador do curso de Nutrição da UNINASSAU, Rafael Pinheiro, destaca que a grande diferença está na qualidade de vida das galinhas. “A forma que o animal vive interfere no seu resultado como cor, textura, sabor; outro ponto é a alimentação. Boa parte das rações consumidas pelas galinhas de granja são compostas por alimentos transgênicos”, pontou. A galinha caipira é criada solta, enquanto a de granja em alojamento.
O ovo é considerado um alimento completo e funcional. “É rico em proteínas, aminoácidos essenciais (que o organismo não produz), além das vitaminas, minerais e carotenoides”, acrescentou o professor. O nutricionista também pontua a importância de analisar o armazenamento, aparência e o ambiente que o alimento está.
Para uma boa escolha é importante verificar na embalagem se existe declaração de registro em órgão competente, data de validade e outros dados.
Algumas dicas essenciais para uma boa compra:
- A casca do ovo deve estar limpa;
- O ovo não deve liberar odores desagradáveis;
- coloque o o ovo em um copo com água, se afundar está fresco; ao contrário está em más condições;
- Na hora de consumir não se deve lavar a casca, pois pode facilitar a penetração de bactérias