A Prefeitura de Juazeiro tem reforçado as ações de combate às muriçocas por meio do Programa Juazeiro Limpa, que realiza a limpeza diária dos canais e o serviço contínuo do Cata Treco, atuando na retirada de materiais que favorecem a proliferação de insetos.
Desde o início da gestão, nos primeiros dias de janeiro, 15 dos 33 quilômetros de canais urbanos já passaram por limpeza completa, e a manutenção segue de forma rotineira para conter o avanço das muriçocas, especialmente nos períodos mais úmidos.
“Estamos voltando aos pontos que já tinham sido limpos para garantir que os canais não voltem a acumular resíduos. A limpeza é fundamental para manter o fluxo das águas e, principalmente, para combater a infestação de muriçocas, que tanto incomoda a população“, destacou Luan Cavalcanti, gerente de limpeza pública da SESP.
A gestão municipal reconhece a complexidade do problema das muriçocas, uma vez que Juazeiro é cercada por áreas agrícolas e cortada por riachos e canais que, em muitos trechos, recebem de forma irregular esgotos domésticos em vez de apenas águas pluviais, o que agrava a situação sanitária e ambiental que se estende por décadas.
Como resposta estrutural ao problema, a atual gestão já desenvolve um projeto de revitalização dos principais riachos da cidade, com foco na urbanização das margens e criação de novas vias duplicadas. A proposta, além de melhorar a mobilidade urbana, visa garantir maior qualidade ambiental, reduzindo pontos de acúmulo de resíduos e focos de insetos.
A Prefeitura reforça o compromisso com a saúde pública e pede o apoio da população para não descartar lixo nos canais e solicitar o serviço do Cata Treco sempre que necessário. O cidadão ou cidadã pode agendar a coleta de objetos fora de uso pelo WhatsApp (74) 97400-1194, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. O atendimento é realizado em até 10 dias úteis.
O serviço tem se destacado não apenas pela agilidade e eficiência, mas também pelo cuidado e respeito no atendimento aos moradores. “O Cata Treco é uma alternativa prática para o cidadão descartar objetos que não servem mais. Com isso, a gente evita o acúmulo de lixo nos canais, reduz a presença de muriçocas e ainda mantém a cidade mais limpa e organizada”, reforçou o secretário de Serviços Públicos, Romário Varjão.