Durante uma ronda de fiscalização realizada na quarta-feira (9) na BR-116, em Euclides da Cunha (BA), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou seis aves silvestres que estavam sendo mantidas de forma irregular em cativeiro. A ocorrência foi registrada na altura do km 228, próximo ao povoado de Pinhões.
Os policiais notaram gaiolas com pássaros na parte externa de uma residência às margens da rodovia. Ao se aproximarem, constataram que as aves pertencem à fauna silvestre brasileira e eram mantidas sem qualquer autorização ou registro.
A pessoa que estava no imóvel afirmou que havia recebido os animais como presente, mas não possuía licença para criá-los. Foram resgatadas as seguintes espécies: 1 canário-da-terra (Sicalis flaveola); 1 cardeal (Paroaria dominicana); 2 azulões (Cyanoloxia brissonii); 1 sanhaçu (Thraupis sayaca); 1 coleiro (Sporophila caerulescens).
O responsável foi autuado com base no artigo 29 da Lei 9.605/98, que trata de crimes contra a fauna, por manter em cativeiro animais silvestres sem permissão da autoridade ambiental.
As aves foram encaminhadas à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Euclides da Cunha, que fará a avaliação veterinária e a possível reabilitação para posterior reintegração à natureza.