PRF participa de operação conjunta para desarticular comércio ilegal de animais silvestres na CEASA de Paulo Afonso

Na manhã do sábado (15), uma operação integrada do Ministério Público da Bahia, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA) e Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) resultou na desarticulação de um esquema de comércio ilegal de animais silvestres na CEASA de Paulo Afonso, conhecida localmente como “Feira da Troca”.

A ação levou à prisão em flagrante de nove pessoas e à apreensão de dois adolescentes envolvidos na venda irregular de pássaros silvestres. Durante a operação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, que revelaram mais animais em uma das residências dos infratores.

No total, foram resgatados 51 pássaros, muitos deles em condições precárias, sem água, comida e confinados em gaiolas inadequadas. Os acusados enfrentarão charges pelos crimes de comércio ilegal de animais silvestres, conforme o art. 29, inciso III, da Lei de Crimes Ambientais, maus-tratos (art. 32) e receptação (art. 180) do Código Penal.

O INEMA emitiu 11 autos de infração, com multas de R$ 500,00 por animal, de acordo com o art. 254 do Decreto 14024/2012. A equipe da Animallia Ambiental avaliou os pássaros resgatados, que serão manejados e reabilitados.

Os animais em boas condições de saúde e pertencentes à fauna local serão reintroduzidos na natureza, enquanto os mais debilitados serão cuidados pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS).

Deixe um comentário