Trinta e cinco professores das redes municipal, estadual e privada de Lagoa Grande, no sertão pernambucano, além de profissionais que atuam no Núcleo de Atendimento Inclusivo Psicossocial (Naip), receberam nesta sexta-feira, 4, durante solenidade realizada no CTA (Centro de Treinamento e Aprendizagem), os certificados do curso de Formação Básica em Libras (Língua Brasileira de Sinais).
Os professores formados atuam nas turmas de AEE (Atendimento Educacional Especializado) das redes.
A solenidade contou com a presença da prefeita Catharina Garziera e da secretária municipal de Educação, Cultura, Turismo e Esportes (Seduc), Joseilde Paulino, além de integrantes do poder público municipal e do poder legislativo.
Em seu pronunciamento, a secretária Joseilde Paulino reiterou o compromisso da gestão da prefeita Catharina Garziera em promover a construção de uma educação “com respeito às diferenças e verdadeiramente acessível”.
“É uma parte essencial da proposta do trabalho que a Seduc tem desenvolvido no município orientados pela prefeita Catharina. Essa foi apenas a primeira de muitas formações. Catharina Garziera que tem mostrado na prática compromisso com educação acessível. A formação e o aprendizado são constantes. Que essa formação se transforme em prática, em ação, em acolhimento verdadeiro dentro das salas de aula. Também nos postos de saúde, no atendimento público, nas ruas, onde quer que vocês estejam. Que possam fazer cada vez mais de Lagoa Grande uma cidade onde todos se sintam vistos, ouvidos e respeitados, seja qual for a forma de se comunicar. Parabéns aos formandos e formandas”, disse a secretária.
Catharina Garziera afirmou que sente realizada quando vê os projetos acontecendo e tem orgulho dos resultados em seu governo de apenas 6 meses de gestão. “São seis meses e, teremos mais três anos e meio onde iremos ainda colher muitos frutos. A missão é árdua, sabemos das cobranças, mas estamos fazendo com maestria tudo que nós propomos. Tenho um orgulho imenso de vocês. Toda equipe da Educação está de parabéns”, assinalou a prefeita.
Ainda se pronunciou a professora Suenia Carvalho, instrutora do curso, lembrando que Lagoa Grande é o primeiro município que promove a formação básica em Libras para todos os professores do AEE do município. “Continuem estudando. Isso aqui é um marco na educação de Lagoa Grande, pois nos municípios que trabalhei ainda não tinha visto um curso de Libras voltados para os professores do AEE, sendo disponibilizado pela educação municipal. Vocês são privilegiados“, disse a instrutora.
A professora Iaponira Coelho falou em nome dos formandos, reafirmando a importância da formação. Já o presidente da Câmara de Lagoa Grande, vereador Mantena, disse que sempre vale a aposta na escola pública. “Esse é um momento importante, de muita felicidade e de muita responsabilidade”, salientou o presidente que se unirá ao vereador Joaquim da Rocinha para dar o título de cidadã lagoa-grandense à professora Suenia e uma Moção de Aplausos à prefeita Catharina Garziera e à secretária Joseilde Paulino.