Nesta quarta-feira (11), a Polícia Federal em Pernambuco deflagrou a Operação Formação Legal III, com o objetivo de fiscalizar, de forma preventiva, as escolas de formação de vigilantes no estado. A operação abrangeu todas as 18 instituições autorizadas pela Polícia Federal a operar na área de segurança privada.
A fiscalização foi realizada em paralelo com operações semelhantes em todo o país. Em Pernambuco, as inspeções foram conduzidas em escolas situadas na região metropolitana do Recife, bem como nos municípios de Caruaru, Petrolina, Garanhuns, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada.
As escolas fiscalizadas são responsáveis pela formação e reciclagem de vigilantes, oferecendo treinamentos práticos e teóricos. Esses cursos abrangem habilidades essenciais, como prevenção e resposta a ações delinquentes, proteção de patrimônios e pessoas, e respeito às garantias constitucionais e dignidade humana.
Os programas também incluem técnicas de defesa pessoal e patrimonial, doutrinas para contenção de conflitos, e capacitação para uso adequado de força e armas de fogo, além de instrumentos não letais. Além disso, os candidatos a vigilantes passam por rigorosos testes psicológicos para assegurar sua aptidão para a profissão.
A fiscalização visa garantir que as instituições cumpram integralmente os requisitos e exigências legais, permitindo apenas que profissionais qualificados e capacitados entrem no mercado de trabalho. Caso sejam encontradas irregularidades, as escolas podem enfrentar penalidades que incluem advertências, multas de até 5 mil Ufir, proibição temporária ou até cancelamento da autorização de funcionamento, conforme a gravidade das infrações.