A Polícia Federal (PF) em Salgueiro, no Sertão Central de Pernambuco, realizou, entre os dias 1º de abril e 14 de maio deste ano, uma grande operação de combate ao cultivo de drogas na região.
Ao todo, foram erradicados cerca de 434 mil pés de maconha, distribuídos em 69 plantações, além da destruição de 2,2 toneladas da droga pronta para o consumo.
Os plantios foram localizados a partir de levantamentos feitos pela PF nos municípios pernambucanos de Salgueiro, Cabrobó, Orocó, Belém do São Francisco, Ibimirim e Serra Talhada, e também na cidade de Manaíra, no estado da Paraíba.
Batizada de Operação Carcará – Fase III, a ação contou com o apoio da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE), por meio de policiais civis, militares, bombeiros e agentes penais. As equipes atuaram com incursões terrestres e fluviais, utilizando botes infláveis e o suporte de duas aeronaves — uma do Grupo Tático Aéreo da SDS-PE e outra da Coordenação de Aviação Operacional da PF.
De acordo com a Polícia Federal, caso os 434 mil pés de maconha fossem colhidos, prensados e distribuídos no mercado consumidor, a produção poderia resultar em aproximadamente 144 toneladas da droga.