A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (2), a Operação “Ostentação”, com o objetivo de combater uma organização criminosa especializada em tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e descaminho.
O grupo tem como base a cidade de Salgueiro, no Sertão Central de Pernambuco, e suas ramificações se estendem por diversas regiões do Sertão e até outros estados do país.
As investigações, que tiveram início em 2023, indicam que os membros da organização, majoritariamente residentes de Salgueiro e região, coordenavam um esquema interestadual de tráfico de entorpecentes e lavagem de dinheiro, utilizando empresas e atividades aparentemente lícitas, como bares, boates, distribuidoras de bebidas e transporte, para mascarar suas ações criminosas.
A operação revelou que o grupo funcionava de maneira hierarquizada, com distribuidores regionais, operadores financeiros, “laranjas” e até internos do sistema penitenciário estadual envolvidos. O tráfico de drogas era realizado em pequenas quantidades, de forma constante, para dificultar a identificação e repressão pelas autoridades.
Ao todo, foram cumpridos 28 mandados judiciais, sendo 19 de busca e apreensão e nove de prisão preventiva. As ações ocorreram em cidades de Pernambuco como Salgueiro, Araripina e Petrolina, além de São Paulo (SP), com apoio da Polícia Militar de São Paulo, por meio da ROTA (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar).
A PF segue com as investigações e promete dar continuidade ao combate a esse tipo de organização criminosa.