A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou, na manhã desta terça-feira (15), a 20ª Operação de Repressão Qualificada de 2025, batizada de Operação Malta.
A ação, que se estendeu pelos municípios de Trindade, Araripina, Ouricuri (PE) e Marcolândia (PI), tem como objetivo desarticular uma organização criminosa envolvida com sonegação fiscal, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e documental.
Sob a coordenação do delegado Breno Varejão, titular da Delegacia de Crimes Contra a Ordem Tributária (DECCOT), vinculada ao Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO), a investigação teve início em fevereiro de 2023. Ao longo do inquérito, foram identificados fortes indícios de atuação de um grupo especializado em fraudes tributárias e movimentações financeiras ilícitas.
Na ação de hoje, estão sendo cumpridos: 22 mandados de busca e apreensão domiciliar; Ordens de sequestro de bens e bloqueio judicial de ativos financeiros; Todos os mandados foram expedidos pela Vara Única da Comarca de Trindade.
Cerca de 100 policiais civis participam da operação, entre delegados, agentes e escrivães. O trabalho contou ainda com o apoio da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco (DINTEL), do Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB/LD), da Diretoria de Operações Estratégicas da Secretaria da Fazenda de Pernambuco (DOE/SEFAZ-PE) e da Polícia Civil do Estado do Piauí.
Mais informações sobre os resultados e desdobramentos da Operação Malta serão divulgadas em momento oportuno pela Assessoria de Comunicação da Polícia Civil.